Fontes sobre Guarulhos no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (ACMSP)

INTRODUÇÃO
Em 2014, o grupo PET História UNIFESP iniciou um projeto que tem por objeto as fontes documentais custodiadas pelo Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (ACMSP), tendo em perspectiva a catalogação de forma a produzir um instrumento de pesquisa fundamental referente à História de Guarulhos.

OBJETIVOS
Objetivamos a produção de um catálogo seletivo dos documentos referentes a Guarulhos em guarda do ACMSP, possibilitando maior agilidade ao acesso a essa documentação pelos pesquisadores, estudantes e outros interessados. Pretendemos, ao final do ano, publicar o primeiro fascículo da série “Fontes sobre Guarulhos” a ser distribuído entre a comunidade acadêmica, as entidades de cultura e ensino do município, assim como elaborar um artigo sobre arquivos eclesiásticos.

METODOLOGIA
Para atingir esses objetivos, procuramos aprofundar nossos conhecimentos sobre os princípios e conceitos da Arquivística que permitam reconstituir o processo de criação, circulação e acumulação dos documentos produzidos pela Igreja Católica e por aprofundar nossas pesquisas visando conhecer a História Administrativa da Igreja em São Paulo e na região que deu origem ao município de Guarulhos. Para tanto, realizamos reuniões de estudos periódicas, que visam à discussão de textos que contemplem os temas supracitados, a análise dos dados já levantados e as dificuldades encontradas nessa atividade. Passo fundamental para a realização do projeto é o desenvolvimento de pesquisas no ACMSP, onde o grupo realiza leitura paleográfica, coleta de dados e transcrição de documentos. Estamos trabalhando com os seguintes tipos documentais: processos matrimoniais, livros de paróquias, processos crime, testamentos, registros de irmandades, etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Atualmente o projeto está em fase de execução de leituras paleográficas, coleta de dados e transcrição de documentos. Nessas transcrições procura-se dar ao leitor ou futuro usuário, uma visão de como os documentos originais se apresentam.

CONCLUSÃO
O projeto desenvolvido pelo Grupo PET-História/UNIFESP busca ampliar o contato dos estudantes com as fontes arquivísticas, item essencial à formação do historiador. Pretende-se, ao final do projeto, para além de produzir um catálogo de pesquisa, publicá-lo.

REFERÊNCIAS
REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas: irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista. São Paulo: Alameda, 2011.
ZANON, Dalila. Bispos de São Paulo – as diretrizes da Igreja no século XVIII. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2012.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s