Projeto: História e Patrimônio do Trabalho e da Indústria em Guarulhos (1915-1970)

Resumo:

Pensando no estreitamento das relações entre universidade e comunidade e na produção de conhecimento, o PET de História da Unifesp desenvolve pesquisas sobre a história da cidade onde se localiza o campus de humanidades, Guarulhos. Os focos iniciais destes estudos compreendem questões sobre industrialização, sindicalismo e movimentos migratórios, processos históricos intensos na região principalmente a partir de 1915. Neste sentido, pretende-se elaborar uma história conectada da cidade, isto é, não entendê-la isoladamente, mas relacionando-a com a história regional, nacional e global.

Sobre a questão industrial, o grupo trabalha em um projeto piloto, que, em seu primeiro momento, reuniu uma lista das principais indústrias da região, pretendendo selecionar algumas destas instituições e perceber como elas contam suas próprias histórias. A partir dessa pesquisa preliminar, elaboramos um projeto de extensão que tem como objetivos centrais a construção de um Inventário do Patrimônio Industrial Edificado de Guarulhos e, a partir dele, de um Guia de Estudos do Meio sobre as temáticas da industrialização e do trabalho, destinado a alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e médio do município.

Foram também realizadas visitas em pontos históricos e eventos do município, a arquivos e à biblioteca municipal, a fim de conhecer melhor não só a história social e econômica de Guarulhos, mas também refletir sobre as questões culturais. Dentre essas atividades destacamos as visitas ao Arquivo Histórico de Guarulhos, recentemente instalado em um novo edifício, que abrange um conjunto variado de fontes importantes para a nossa pesquisa como atas da Câmara Municipal a partir de 1880, plantas, coleções de jornais, fotografias, entre outros tipos de fontes. Também visitamos o setor de microfilmagem da Prefeitura de Guarulhos, que reúne mais de 8000 rolos de microfilmes de documentação produzida desde 1880.

Na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, encontramos uma pequena bibliografia sobre a história da cidade, que inclui algumas teses e dissertações, livros, além da produção de memorialistas e cronologias. Dentre essas obras nos tem sido fundamental na construção da nossa pesquisa a produção do movimento Guarulhos tem História e a tese de Carlos José Ferreira dos Santos, um estudo sobre os processos de produção e apropriação do espaço em Guarulhos, analisando os diferentes sujeitos dessa história: o Estado, o empresariado e as classes populares. Também visitamos a Festa da Carpição, no bairro do Bonsucesso, a fim de conhecer um pouco mais sobre a questão cultural e de patrimônio existentes na cidade.

Portanto, a longo prazo, o projeto está sendo construído com base nas três vertentes do programa PET: pesquisa, ensino e extensão, sempre pensando na socialização do conhecimento, tanto para as escolas públicas de ensino fundamental e médio, como para a universidade, viabilizando a ampliação do contato com a história de Guarulhos e sua população.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s