O PET visita: Setor de Microfilmagem

Em recente visita realizada a 10/09/2009, o grupo PET conheceu o Setor de Microfilmagem da cidade de Guarulhos.

O intuito da visita enquadra-se nos objetivos da pesquisa relacionada à história da cidade, em especial o conhecimento acerca do desenvolvimento industrial e movimentos migratórios.

Nesse sentido, entendemos a importância do registro da memória como elemento que fortalece o ofício do historiador e também garante o respeito à cidadania.

O prédio do Setor está situado na rua João Possenti, 42, bairro Maia, Guarulhos. O acervo microfilmado, até o ano de 1997, possui 8000 rolos, distribuídos em cerca de 2000 páginas. Nesse primeiro contato observamos a rotina do local, que está em fase de transição quanto àquilo que deva ser microfilmado.

A seleção dos documentos está subordinada ao Conselho Consultivo, pois apesar do crescente processo de digitalização das fontes, os microfilmes ainda não foram superados .

O grupo ainda analisou previamente alguns documentos contidos nos dois primeiros rolos, os quais compreendem os anos entre 1880 e 1932. A maioria das fontes consultadas referiam-se a requerimentos diversos, direcionados ao poder local, como pedidos de alinhamento de construções, abertura de armazéns e remissão de dívidas fiscais.

Embora os documentos estejam organizados apenas por ano, sem considerar a temática envolvida no conteúdo das fontes, o que facilitaria o trabalho do pesquisador, a perspectiva de preservação da memória e do patrimônio da cidade encontra-se aberta.

Annita Mastantuono


Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s