O PET visita: Festa da Carpição

No dia 3 de agosto de 2009 o grupo do Programa de Educação Tutorial esteve presente em uma festa típica da cultura regional de Guarulhos, A festa da Carpição. Ocorrida desde o século XVIII, essa comemoração atrai pessoas de diversas regiões a fim de al­cançarem pedidos feitos a Nossa Senhora do Bonsucesso (culto que tem origem portu­guesa) durante o ano.

Nessa visita pudemos observar como acontecem os rituais de culto: a cerimônia começa pela manhã com uma missa que é acompanhada em diversos momentos do toque do sino da igreja, depois o padre vai ao canteiro central da praça e deposita água benta so­bre um pedaço limitado do terreno para então as pessoas pegarem essa mesma terra e levar para casa.

Segundo moradores da região a terra benzida nesse ritual tem poderes milagrosos quanto à saúde e bem – estar espiritual. Também que as pessoas colocam essa terra em saquinhos de papel ou plástico e a encostam na área do corpo que sofre alguma enfermi­dade, assim como levam para casa para proteção da família.

Recolhemos dados referentes ao ritual e à história local através do que era dito pelo padre durante a missa e pela conversa entre moradores e algumas pessoas que estavam na cerimônia para fins de busca de dados, como por exemplo, uma equipe jornalística que entrevistara algumas pessoas, associando aos conhecimentos adquiridos durante nossas leituras sobre essa tradição local.

Através do diálogo de um morador, cujo nome não sabemos, a Igreja originalmente de taipa foi demolida e re­construída no mesmo local em 1800, e mais tarde sua torre foi concluída, sendo consti­tuída em partes de taipa e em partes de tijolos, assim como a igreja matriz de Guarulhos que é constituída de taipa revestida de tijolos.

O bairro possui traços de arquitetura semelhantes aos do século XIX, porém que contrastam com as indústrias vistas nos arredores da rodovia presidente Dutra, o que pode nos levar a reflexão sobre as mudanças ocorridas no espaço geográfico do bairro devido ao processo de industrialização pós 1945 e como o mesmo interferiu, tanto na cerimônia com o passar do tempo e nas construções que ali estão, assim como na vida daquela população.

Também observamos os arredores da igreja e como as pessoas praticavam o ritual,afim de compreender a tradição e identificar construções relevantes para a história local. Localizamos também pontos que podem servir de localização de construções que poderiam ser consideradas como parte do patrimônio Histórico da cidade de Guarulhos.

A festa é segundo o padre uma preparação para as comemorações do dia de Nossa Se­nhora do Bonsucesso que ocorrem sempre no último domingo do mês de agosto e as da Festa da Carpição na primeira segunda-feira do mês de agosto. Depois da tarde ocorrem outras missas e manifestações culturais como música e dança.

Percebemos que durante a cerimônia o padre citou varias vezes que a Prefeitura é importante na manutenção dessa tradição, o que pode nos mostrar que as tradições acabam sendo mantidas pelos governos municipais e estaduais afins de que não desapareçam. Também se podem ver quais as mudanças geográficas na região poderiam ter afetado a tradição, visto que antes o espaço para carpir ao redor da igreja era maior e agora devido ao asfalto e as casas isso acabou se restringindo a um pequeno espaço, em que se pode pegar terra, localizado no centro da praça central do bairro, como dito anteriormente.

A festa da Carpição é uma manifestação cultural que acabou se tornando uma das celebra­ções religiosas mais importantes do Estado de São Paulo e como uma manifestação cultural de destaque para o país, visto que vem pessoas de outros Estados para acompanhar as comemorações.

Roger Camacho


Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s