Projeto: História e TICs – Guia de fontes on-line e possíveis usos da Internet para o ofício do historiador

Resumo:

O grupo PET de História da Unifesp visou em uma de suas frentes de pesquisa refletir sobre o papel central das fontes para o ofício do historiador. Sendo a fonte a principal ferramenta de trabalho em História, percebe-se a importância dos métodos de busca, coleta, preservação e divulgação. Desta forma, verificou-se que a disponibilização de documentos com acesso on-line em língua portuguesa constituiria um instrumento útil a todo público interessado nas diversas temáticas históricas. Neste sentido, está em andamento a construção de um guia on-line que facilitaria a busca de fontes, através da organização e divulgação de acervos de sites e portais e, também, da digitalização de outros documentos.

Na fase inicial do projeto, realizamos um levantamento prévio de acervos na Internet, em português. Após essa primeira aproximação, elaboramos uma ficha para identificar, descrever e catalogar os sites e portais, tendo em vista a construção de uma base de dados com os acervos. A partir disso, procedemos com uma descrição experimental de 45 sites de diversas instituições que disponibilizam fontes on-line, para testar a aplicabilidade da ficha. Com estas atividades e algumas leituras selecionadas, recolhemos informações sobre os bancos de dados, sistemas de busca e organização dos acervos digitais que nos orientarão para reformular a ficha e construir os parâmetros do guia on-line. As informações adquiridas pelo grupo – além de auxiliarem na reflexão acerca dos meios de produção e circulação da pesquisa histórica – são fundamentais para a produção do guia de fontes, uma vez que serão utilizadas para a formulação dos aspectos funcionais do site e da base de dados.

A criação guia de fontes aproximaria a produção historiográfica das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), desenvolvendo métodos de estudo, divulgação de informações e garantindo a conservação de documentos. Estes recursos on-line proporcionam outros modos de se localizar informações específicas tanto para pesquisas acadêmicas, para professores e alunos de vários níveis, bem como para ampliação dos recursos culturais, tais como a leitura direcionada a um público mais amplo.

Assim, levantaram-se questões relativas à forma como a produção, a circulação e a recepção da pesquisa sobre História modificaram com os novos mecanismos de informação e comunicação. A partir disso, o guia será pensado de forma a tornar mais próximas as bases para a produção e reflexão histórica do público em geral, dos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem e mesmo dos historiadores, fomentando o pensamento crítico sobre o passado e a produção de conhecimento histórico-historiográfico, incentivando o debate acerca das diversas esferas que compõem sociedade.

Este artigo pode ser conferido na íntegra, na Revista Cadernos de Clio, através do link: https://www.dropbox.com/s/fsmtgunpz5y4d8a/Cardenos%20de%20Clio.pdf

comentários
  1. Este site é de um museu, no qual é explicado sucintamente a história do Egito Antigo, sobre sua religião, a unificação dos reinos(norte e sul) e entre outras coisas.
    Espero que gostem^^.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s